quarta-feira, 31 de março de 2010

Horta orgânica doméstica: Garantia de alimentos saudáveis

Ter uma alimentação saudável através de alimentos orgânicos é um capricho para poucas pessoas, isso devido ao alto preço dos produtos orgânicos. A boa notícia é que hoje a maioria das pessoas podem consumir estes alimentos, bastam 10 metros quadrados de terra iluminada pelo sol, para cultivar suas próprias frutas, verduras e legumes.

É necessário que o local da plantação seja de fácil acesso e que o sol apareça mais nesta área, os canteiros devem ter de 40 a 50 cm de profundidade para melhor desenvolvimento das raízes. O plantio pode ser direto, ou seja, colocar as sementes onde a planta irá se desenvolver, o sucesso da plantação dependerá das condições do solo, que deve ter a textura adequada, em geral fofa e porosa. O importante deste plantio é respeitar o espaço necessário para cada planta, é fundamental regas constantes em horas mais frescas do dia para assim fornecer a germinação das sementes, em pequeno plantio a irrigação pode ser feita com mangueiras ou regador.

Conforme a pesquisadora do Instituto Biológico Juliana Nakamura a compostagem doméstica, feita com matéria orgânica transformada em húmus, é uma ótima parceira da plantação orgânica. No primeiro ano de vida da horta, o mais indicado é utilizar aproximadamente dois quilos de composto por metro quadrado de canteiro. Para manutenção, a dica é incorporar, a cada três meses, entre 5 e 10 litros de composto orgânico por metro quadrado de horta.

É importante ressaltar que, o procedimento de uma horta bem sucedida se deve a rotação de culturas, onde se evita o plantio sucessivo de plantas da mesma família, ou seja, folhas, raízes, flores e frutos, porque diminui as chances de aparecerem doenças e pragas, possibilitando assim melhor aproveitamento dos nutrientes, na presença de invasores, tais como pragas e insetos, a intervenção só deverá acontecer se estiver trazendo prejuízos para a plantação. Assim poderá utilizar produtos como biofertilizantes, pasta de sabão entre outros preparados a base de plantas.
As hortaliças orgânicas domésticas são isentas de agrotóxicos e insumos artificiais o que traz a mesa do consumidor um alimento mais saudável, sustentável e de boa qualidade nutritiva.

O cultivo da plantação orgânica está tão em alta que até mesmo a família Obama está aderindo a esta prática, como mostra a foto abaixo.

Foto retirada de http://rotaorganica.wordpress.com/2009/10/26/como-fazer-uma-horta-organica Michelle Obama durante a preparação do Jardim Orgânico da Casa Branca. Foto: Commons

Fonte:
http://casaeimoveis.uol.com.br/ultimas-noticias/redacao/2010/03/25/horta-organica-domestica-garante-alimentos-mais-saudaveis-saiba-fazer.jhtm

Um comentário:

  1. A postagem está interessante, traz dicas legais, mas faltou cuidado na edição do texto... Mesmo assim, NOTA MÁXIMA!

    ResponderExcluir

Produtos Orgânicos X Produtos Convencionais

Há alguns anos no Brasil e no mundo uma nova onda de alimentos ditos como mais saudáveis vem ganhando espaço na mesa do consumidor. Dados divulgados pelo IBGE mostram que os produtos orgânicos já reúnem 90 estabelecimentos, o que representa 2% do total da oferta no Brasil (Revista Veja, 2010).

Mas afinal de contas o que diferencia um produto orgânico do produto convencional? O que faz com que um alimento seja considerado orgânico?

De acordo com o artigo publicado na revista Veja em 26 de janeiro de 2009 por Geraldo Medeiros, “os alimentos orgânicos não são produzidos com o uso de pesticidas convencionais nem fertilizantes químicos. Devem ser livres de contaminação de dejetos humanos e do "lixo" industrial. Não podem ser produzidos com o uso de aditivos químicos para realçar cor, sabor, formato ou aroma.”
A partir dessa declaração pode-se dizer que todo produto orgânico provém de um cultivo natural, sem interferência química em seus processos. E, embora as frutas, verduras e legumes sejam os alimentos orgânicos mais conhecidos e consumidos, as carnes também podem fazer parte dessa categoria. Para isso, os animais destinados ao abate, não podem receber tratamento com o uso de antibióticos ou hormônios para elevação do peso.
Com relação ao valor nutricional dos alimentos, os orgânicos apresentam valores maiores se comparados com os convencionais. “Em 2007, um gigantesco estudo realizado nos Estados Unidos concluiu que alimentos orgânicos contêm cerca de 40% a mais de antioxidantes do que os cultivados de forma tradicional. O valor nutricional das frutas, por exemplo, incluiu maior concentração de frutose (o que deixou as frutas mais doces), de vitamina C e de potássio - e, mais importante, ausência de contaminação de herbicidas e pesticidas.” (Revista Veja, 2009).

Mas, se os produtos orgânicos apresentam tantas vantagens assim, porque o seu cultivo ainda é realizado em pequenas propriedades, em baixa escala?

Embora a produção orgânica não agrida o meio ambiente, utilize menos energia (entre outras vantagens), o seu cultivo gera uma produção cerca de 20% menor, dependo do produto até 50% menor que a produção convencional. Além disso, o custo é maior, considerando alguns fatores como produto, área cultivada e mão-de-obra, o custo do orgânico pode ser de 10% a 40% maior,o que faz com que o produto chegue ao consumidor final com preços mais elevados.

Como o consumidor se certifica da qualidade orgânica do produto que está no mercado?

De acordo com a legislação brasileira, “para estar regular no mercado, os produtos orgânicos têm que ser certificados por um Organismo de Avaliação da Conformidade Orgânica credenciado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Esses organismos são parte do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica – SisOrg, que contempla dois mecanismos de controle: a Certificação por Auditoria e os Sistemas Participativos de Garantia.”
Apenas para a agricultura familiar, a legislação abriu uma exceção à obrigatoriedade das certificações e os produtores podem ser vendidos diretamente aos consumidores, no entanto precisam estar vinculados a uma Organização de Controle Social – OCS.
Ao consumir produtos orgânicos, o consumidor está contribuindo para o desenvolvimento sustentável e para a preservação de ecossistemas mais equilibrados, uma vez que este tipo de produção prioriza o uso responsável de recursos naturais.


Todas as informações e dados estatísticos estão disponíveis em:

Revista Veja: http://veja.abril.com.br/blog/nutricao-homo-obesus/sem-categoria/as-vantagens-dos-alimentos-organicos/
Revista Veja: http://veja.abril.com.br/agencias/ae/economia/detail/2010-02-08-898586.shtml
Ministério da Agricultura: http://www.prefiraorganicos.com.br/agrorganica/oqueeagricultura.aspx

Quinta-feira, 4 de março de 2010